quinta-feira, 16 de junho de 2011

MARGARIDA

As margaridas são as flores que abrem mal nasce o dia, por isso foi-lhes dado o nome "olhos do dia". Na tradução do grego margarida significa "pérola". As margaridas brancas ou cor-de-rosa decoram os nossos canteiros e existe uma lenda relacionada com o seu aparecimento; uma menina pequenina sussurrou um pedido ao céu da noite:

"Oh estrelas! Por favor, queria que se transformassem em flores, para que eu pudesse brincar com vocês."

As estrelas reflectiram num orvalho matinal e quando a menina acordou, viu muitas margaridas prateadas no seu jardim. Então o Sol perguntou de manhã à margarida:"Estás feliz? Tens algum desejo?"


" Obrigado - respondeu a margarida - estou feliz. Mas deixa-me florescer todas as estações, para poder alegrar as crianças." Depois o Sol tocou na margarida com os seus raios solares e deixou no meio da flor um círculo amarelo.

Outra lenda diz que havia uma bonita donzela, que era perseguida por um homem velho há já algum tempo. Então, ela pediu proteção à natureza e esta transformou-a numa margarida. De acordo com uma lenda russa, as margaridas surgiram do colar de Lublava que se desfez, quando a donzela corria para os braços do seu amado Sadko.

Na Idade Média um cavaleiro, que se iria casar, gravou no seu escudo a imagem de uma margarida.

Ludovico IX, em honra da sua mulher margarida, ordenou que a flor fosse gravada na bandeira real e também no seu anel.

Muitas pessoas vêem a margarida como sendo o símbolo de bondade e de afecto. Em Inglaterra é adorada por muitos e glorificada em muitas canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO