Cada uma tem cheiro específico para agradar determinado inseto ou ave. A flor de laranjeira, por exemplo, tem aroma doce para se manter rodeada de abelhas. Outras são consideradas fedidas pelos humanos e cheirosas pelos bichinhos, como a flor de jambolão, que tem cheiro de fruta madura para atrair morcego. A maioria exala odor o tempo todo, mas algumas só fazem isso quando escurece para chamar visitantes de hábitos noturnos, como a dama-da-noite, que busca a mariposa.
E AS FOLHAS?
Há folhas que também têm perfume, como manjericão, eucalipto, capim-cidreira. Algumas têm função definida, como a de citronela, que afasta insetos e pragas. O aroma é tão eficiente que fabrica-se óleo de citronela para ser usado como repelente. E o cravo-de-defunto tem cheiro que afasta pragas e serve para produzir inseticida.
CORES VARIADAS
Toda flor tem um recurso para atrair o bicho polinizador, mas nem sempre é o cheiro. Algumas, principalmente as que chamam a atenção de pássaros, têm cor forte e vibrante, mas não têm perfume. O mulungu-do-litoral, por exemplo, produz bonita flor vermelha que chama a atenção dos passarinhos.
Adorei!!! Dou essa aula no 2ºE.M.
ResponderExcluirUns 4 anos atrás,coloquei esta questão na prova "Qual a importância do perfume e das cores das flores para a natureza?"... E um aluno (Hoje, quase dentista)não sabia, então inventou "é para que o mundo fique muito mais cheiroso e colorido" .....kkkkk pode????
O pior é que tinha lógica, mas a resposta da questão não era aquela... kkkkk
Um Cheiro de "FRÔ"!
Olá Maria de Fátima!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!!!
Gostei muito de ler seus textos, lindos e cheios de ensinamentos.
Convido você a visitar meu espaço, passo a te seguir.
Um grande beijo.
http://thaisalbuquerquememoria.blogspot.com/